10 de setembro de 2012

‘Pechincha’ afinal é obra de Renoir



Ainda há golpes de sorte. Que o diga uma americana da Virgínia que adquiriu por apenas sete dólares (5,5 euros), recentemente, uma pintura impressionista que... afinal, é uma criação do artista francês Pierre-Auguste Renoir (1841-1919). A ‘pechincha’ achada numa feira de velharias da sua cidade – juntamente com uma boneca e uma vaca de plástico –, pode chegar a valer nada mais nada menos do que cem mil dólares (algo perto dos 78 mil euros).

"Quando retirei o quadro do saco de plástico em que estava embrulhado, deparei-me com esta radiante qualidade – as pinceladas rápidas, e as cores púrpura e rosa vibrantes", descreveu Anne Norton Cramer, especialista de arte da Potomack Company, ao ‘The Huffington Post’. Para Cramer, a pintura é ‘Paysage Bords de Seine’ (traduzível por ‘Paisagem à Beira do Sena’), produzida no ano de 1879.
A compradora – que já foi entrevistada pelos media americanos mas que não se quis identificar – explicou que aquilo que lhe chamou a atenção não foi propriamente o quadro, mas a vaca de plástico que se encontrava na mesma caixa. A anónima disse ainda que, quando chegou a casa, chegou a deitar o quadro para o lixo, até que a sua mãe lhe sugeriu que fosse pedir a avaliação de um especialista, até porque o quadro tinha o nome de Renoir na moldura. "Tenho a certeza que quem comprar a obra vai tratá-la como deve ser", disse a proprietária, que aceitou leiloar no fim do mês o trabalho, que foi exibido, até 1926, na galeria Bernheim-Jeune, em Paris.

‘Pechincha’ afinal é obra de Renoir - Cultura - Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário