5 de julho de 2012

Proliferam espaços que oferecem shots de oxigénio


Bares japoneses oferecem cocktails de ar fresco para relaxar, combater a fadiga e prevenir doenças. Surgiram nos anos 90 e têm proliferado nas cidades do Japão. Cada shot custa entre 8 e 30 euros. 

As cidades agitadas do Japão são conhecidas pela sua poluição, o que pode explicar também o sucesso que os bares de oxigénio têm tido. Estes oásis de relaxamento são visitados para fins médicos ou simplesmente para fugir ao stress.
Numa sociedade com tecnologia sofisticada que parece um reflexo dos futuristas desenhos animados "manga", estes estabelecimentos tornaram-se populares em spas, ginásios de yoga e "tai chi" ou resorts, mas também em restaurantes, cafés, discotecas e aeroportos.
Para acalmar os nervos antes de um voo, o salão do aeroporto de Narita, em Tóquio, oferece shots que variam entre 800 e 3.000 ienes (entre 8 e 30 euros), dependendo da duração da sessão (de dez minutos até uma hora). "Não só têm benefícios para o organismo, mas também servem para desligar um pouco da rotina diária", afirmou a funcionária, Sumiyo Kondo à televisão norte-americana ABC News.

Veja o testemunho de uma visitante no aeroporto de Narita:
O menu apresenta as opções de aromas que se concretizam nos vários frascos de cores diferentes com peróxido de hidrogénio. Pode-se optar entre eucalipto, que tem um "efeito calmante, ajuda ao relaxamento mental e tem propriedades diuréticas", lima, que "melhora o humor e estimula o apetite", menta que "acalma as dores e os problemas digestivos", entre muitos outros. Ao contrário do ar respirado no ambiente, que contém cerca de 20,9% de oxigénio, os shots de oxigénio têm até 30 ou 40% de oxigénio. Não pode ter mais pois os pulmões humanos não estão habituados a um grau de pureza tão elevado e poderia ser prejudicial para a saúde, explica a reportagem da ABC News. Os médicos não recomendam que pessoas com doenças respiratórias como asma ou enfisema inalem os shots. "A água e o oxigénio são essenciais para a sobrevivência humana. Proporcionar mais oxigénio ao corpo dá-nos mais energia e saúde, pois contribui para a respiração aeróbia [uma vez que acelera a absorção de oxigénio pelas células] e reduz a fadiga", diz à ABC News Yuko, responsável pelo bar do aeroporto de Narita. Proliferam espaços que oferecem shots de oxigénio - Globo - DN

Sem comentários:

Enviar um comentário