30 de junho de 2012

Ladrão de arte devolve quadro de Dalí por correio

Um ladrão de arte surpreendeu tudo e todos ao devolver por correio um quadro de Salvador Dalí que tinha roubado numa galeria nova-iorquina e transportado para a Europa. 

Cartel de Don Juan Tenirio, um quadro de Dalí avaliado em 150 mil dólares (cerca de 118 mil euros), tinha sido roubado na semana passada, mas reapareceu poucos dias depois na caixa do correio da Venus Over Manhattan, a galaria da Madison Avenue onde estava exposto antes de ter sido roubado.
A obra foi roubada por um homem que se fez passar por um possível comprador e que pediu para fotografar o quadro. As câmaras de segurança mostram-no a tirar a obra da parede e a pô-la dentro de um saco de compras.
De acordo com Adam Lindemann, dono da galeria, o quadro estava para venda e tinha seguro. "Esta é uma das mais bizarras e surrealistas experiências da minha vida no mundo da arte", afirmou Lidemann em declarações ao The Telegraph.
O quadro, que aparentemente foi devolvido a partir da Grécia, estava sem moldura e chegou dentro de um tubo. Neste momento, a obra está a ser examinada para que se detetem eventuais danos ou mesmo impressões digitais. Antes de receber a obra, o dono da galeria já tinha sido avisado pelo ladrão através de um e-mail de que esta iria ser devolvida em breve.
Uma das explicações possíveis para esta devolução é o facto de ter havido tanta publicidade a este roubo a nível mundial, que a venda do quadro poderá ter-se tornado numa missão impossível para o ladrão.

Ladrão de arte devolve quadro de Dalí por correio - Artes - DN

Sem comentários:

Enviar um comentário