8 de maio de 2012

Flatulências de dinossauros ajudaram a aquecer Terra

Os dinossauros tiveram um papel importante no aquecimento do clima da Terra há 200 milhões de anos, graças… aos gases que emitiam.


De acordo com um novo estudo de investigadores britânicos, e publicado esta segunda-feira pela revista ‘Current Biology', a flatulência dos seres Pré-Históricos gerava a emissão de 520 toneladas de metano por ano.
Segundo o autor do estudo, David Wilkinson, a questão é pertinente e permitiu que o clima se mantivesse aquecido durante aquele período. Na época, o tempo da Terra tinha uma temperatura de 10 graus Celsius acima da média actual.
O estudo conclui assim que os dinossauros produziram mais metano - gás do efeito de estufa - do que todas as fontes modernas juntas.
"As vacas produzem hoje algo como 50 a cem milhões de toneladas de metano por ano. A nossa melhor estimativa para os saurópodes é de cerca de 520 milhões de toneladas", referiu Wilkinson.

Em comunicado, Wilkinson acrescentou: "Um simples modelo matemático sugere que os micróbios que viviam nos dinossauros saurópodes podem ter produzido metano suficiente para ter um efeito importante no clima do mesozóico."

Flatulências de dinossauros ajudaram a aquecer Terra - Última Hora - Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário